ROGERIO COSTA PEREIRA





 

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Rogerio Costa Pereira é consultor independente e sua área de atuação é a aplicação de metodologias de planejamento à gestão de negócios. Tem participado de projetos cobrindo o planejamento estratégico de empresas, desenvolvimento organizacional, estratégias de marketing, estratégia de TI, reformulação de processos, gerência de mudanças (fatores humanos) e administração de projetos complexos.

Grande parte da sua experiência profissional foi adquirida em 27 anos de carreira na IBM e em 12 anos como sócio da APX Consultores Associados.

(volta)


EXPERIÊNCIA EM CONSULTORIA

Participou do estabelecimento do IBM Consulting Group no Brasil, a divisão da IBM responsável pela prestação de serviços de consultoria. Posteriormente foi sócio da APX Consultores Associados e presentemente atua como consultor independente. Seguem descrições sumárias de alguns dos projetos de consultoria em que atuou:

  • Foi responsável pelo planejamento e controle do projeto conduzido por uma OSCIP* ligada ao Governo Federal, para levantar e analisar o potencial brasileiro de exportação de software e serviços correlatos, e propor ações para sua concretização. O projeto foi desenvolvido em dez frentes simultâneas, envolveu centenas de empresas e teve abrangência nacional. Os resultados esperados foram atingidos e os prazos previstos foram cumpridos.
    * Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

Anos antes, na IBM Brasil, havia sido pioneiro na aplicação de metodologias avançadas de planejamento de sistemas de informação, como BSP - Business Systems Planning. Foi também o responsável pelo desenvolvimento da metodologia APX - Avaliação e Planejamento de Sistemas de Informação, adotada internacionalmente pela IBM. Participou pessoalmente de diversos projetos de aplicação de BSP e APX em empresas de médio e de grande porte, nas indústrias química, mecânica, setor público, serviços e universidades.

(volta)


EXPERIÊNCIA EM MARKETING

Sua experiência em marketing e vendas concentra-se principalmente na IBM, onde foi gerente de grandes contas nacionais e internacionais, como General Motors, Bunge e Embraer. Foi também gerente de duas das maiores filiais da IBM no Brasil.

Como gerente da Filial Grandes Contas de Manufatura, foi responsável pelos negócios da IBM com as principais empresas industriais da região de São Paulo, como GM, Volkswagen, Mercedes-Benz, Ford, Caterpillar, Philips e Grupo Villares. E como gerente da Filial Finanças Grandes Contas, foi responsável pelos negócios da IBM com alguns dos maiores bancos e empresas financeiras do País (Citibank, Real, Banespa, Unibanco, e outros). Foi também gerente de operações de marketing do Distrito Processos, unidade responsável pelos negócios com os clientes da "indústria de processos", como papel e celulose, cimento, indústria química, etc.

Na Matriz da IBM Brasil, exerceu a gerência de diversas funções de staff como a do Grupo de Sistemas Gerenciais no Departamento de Projetos Avançados, a Gerência de Programas de Marketing Cross-Industry, a Gerência de Estudos Especiais (relações com o governo), a Gerência de Negócios Internacionais (implantação e operação de uma trading company), e a Gerência de Programas de Marketing da MC&A (joint venture da IBM com o Grupo Sharp para a comercialização de microcomputadores no Brasil).

(volta)


EXPERIÊNCIA ACADÊMICA E PUBLICAÇÕES

Sua experiência acadêmica inclui um ano como Professor Convidado no programa de mestrado do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde desenvolveu e ministrou o curso de Análise da Informação. Foi também instrutor de Planejamento de Sistemas de Informação no Latin American Systems Research Institute, da IBM.

Tem dois livros publicados:  Computes, Grilo!, uma introdução ao computador para crianças e adolescentes, e APX - Avaliação e Planejamento de Sistemas de Informação, em co-autoria com Jayme Perlingeiro. Este livro conquistou o primeiro lugar no Primeiro Concurso Nacional de Textos em Processamento de Dados, promovido pelo governo brasileiro.

(volta)


FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

É formado em Engenharia Mecânica com especialização em Engenharia de Automóveis, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em Psicologia, pela Universidade Paulista. Possui também o gráu de Master of Science em Engenharia Industrial, pela Universidade de Stanford, na California, Estados Unidos da América.

Ao longo da sua carreira na IBM, fez um grande número de cursos técnicos e de gerência, entre os quais o curso de Análise de Sistemas, o programa completo de desenvolvimento de gerentes, e o programa de treinamento em consultoria do IBM Consulting Group, nos Estados Unidos e na Bélgica: The Consulting Engagement (Palisades, NY), Information Technology Strategy and Planning Methodology (La Hulpe, Bélgica) e Managing the Consulting Engagement (Palisades, NY). Participou também do The Presidents Class, ministrado pela Harvard Business School.

No Brasil, é Engenheiro Mecânico registrado no CREA - 5ª Região, e Psicólogo registrado no CRP - 6ª Região. Nos Estados Unidos, foi membro do Project Management Institute e Senior Member do American Institute of Industrial Engineers.

(volta)


Para informações adicionais, favor enviar e-mail para roger@rcp.eng.br

arrowleft.gif (2992 bytes)